Translate

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Dia 21

Hora de retornar para casa.

Saímos de Santiago as 03:00, rumo a Mendonza (Argentina) pela "Estrada Los Caracoles". Devido as obras que estão sendo realizadas nesta rodovia, que liga o Chile à Argentina, o tráfego está restrito. Quem sai da Argentina com destino ao Chile, só pode transitar das 07:00 às 19:00 e que sai do Chile com destino a Argentina (nosso caso), o horário é das 19:00 às 07:00. Em Santiago estava frio. À medida que subíamos a Cordilheira, o frio aumentava, chegando a 6 graus. Próximo a divisa, começou uma chuva fina e vento, e a sensação térmica era de temperatura negativa. Até a cidade de Huspallata a chuva  e o frio nos castigava. Chegamos em Mendonza por volta de 12:00. Depois do almoço, uma pausa para um merecido descanso. Por ter pilotado de madrugada, perdemos a visão das cordilheira e não temos muitas fotos.

O trajeto pela "Estrada Los Caracoles" começa em Santiago, capital do Chile,  e termina  na cidade de Mendonza, na Argentina.  Como seu próprio nome já sugere, a estrada lembra um caracol por suas constantes e fechadas curvas.  Se fotografada de cima, fica nítido o formato de caracol desenhado pelas voltas.

Os 350 quilômetros da "Estrada Los Caracoles" ficam na Cordilheira dos Andes e, por não terem grade de proteção, transformam o trajeto em um verdadeiro desafio aos motociclistas e motoristas que se aventuram  por este caminho. Ainda mais aventureiros são os que passam por ela durante o período em que está coberta de neve – o que acontece em boa parte do ano. Mas, fato é que a vista incrível que se tem lá do alto faz muitos e muitos turistas se arriscarem nesta experiência.

Ao longo da estrada são 23 curvas acentuadas, com muito movimento de veículos e motocicletas, com pouca sinalização, todas distribuídas por aproximadamente 30 quilômetros dos ditos “caracoles”. Vejam nas fotos abaixo:

Mapa da  Ruta 60, denominada "Estrada Los Caracoles" (Google).

Foto de satélite da "Estrada Los Caracoles" (Google)

Vista da "Estrada Los Caracoles"
Parada no meio da Cordilheira, com muito frio.

Chuva e frio no percurso Santiago a Mendoza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário